Financiar a resistência
É cuidar do futuro
O teu contributo fortalece quem cuida, luta e regenera.
Contribui para o fundo de resistência rural e financia, diretamente, quem luta por territórios vivos e justos.
A BRAVA existe para conectar quem resiste ao extrativismo a uma rede de solidariedade e recursos. Com o teu apoio, podemos disponibilizar ferramentas jurídicas, capacitação técnica, apoio financeiro, visibilidade e articulação entre projetos locais. Cada contribuição ajuda a transformar a resistência em projetos concretos para quem age agora nos territórios.
FUNDO DE RESISTÊNCIA RURAL
Transparente. Autogerido. Solidário.
Todas as doações vão para uma conta comum.
Quando atingimos os 3.000 €, sorteamos um júri entre quem contribuiu — independentemente do valor doado. Esse júri reúne-se uma única vez para decidir como distribuir os fundos entre os pedidos recebidos. Depois, dissolve-se. O dinheiro segue diretamente para quem resiste, sem burocracia.
O ciclo recomeça.
Como funciona o fundo de resistência rural?
A BRAVA é financiada maioritariamente por donativos de quem faz parte da rede. Todas as movimentações financeiras serão publicadas, auditáveis e articuladas com o nosso compromisso político e territorial. Usamos um mecanismo comunitário de redistribuição de recursos e poder. Todas as doações são reunidas numa conta comum e, assim que atingem o valor de três mil euros, o fundo é ativado e é sorteado um júri entre as pessoas que contribuíram, independentemente do valor doado.
Este júri reúne-se uma única vez para avaliar os pedidos de apoio recebidos e decidir, de forma transparente e solidária, como distribuir os fundos disponíveis. Depois, o dinheiro é enviado diretamente para os projetos escolhidos, sem burocracias nem intermediários. O júri dissolve-se, a conta volta a zero, e o ciclo recomeça.
Um fundo simples, justo e enraizado nos princípios da autogestão, para fortalecer quem resiste e partilhar o que é comum.
Perguntas frequentes
1. Como posso apoiar a BRAVA?
Podes fazer um donativo único ou optar por uma subscrição mensal para contribuir para o fundo de resistência rural. Utilizamos a plataforma Stripe, onde podes escolher a opção de pagamento mais conveniente para ti.
2. Posso fazer uma contribuição mensal?
Podes fazer um donativo único ou optar por uma subscrição mensal para contribuir para o fundo de resistência rural. Utilizamos a plataforma Stripe, onde podes escolher a opção de pagamento mais conveniente para ti.
3. Como sei que a minha doação está a ser bem utilizada?
Os fundos são atribuídos por um júri aleatoriamente selecionado entre todas as pessoas que fizeram donativos, independentemente do valor. Também publicamos atualizações regulares sobre a aplicação dos fundos e o impacto que geram, garantindo transparência total sobre como o teu contributo fortalece as comunidades em resistência rural.
4. Posso contribuir para a BRAVA de outras formas?
Claro! Podes oferecer os teus conhecimentos – legais, de comunicação, de organização, e outros – e contactos aos outros mutualizadores da rede e apoiar-nos ao partilhar o nosso conteúdo, recomendar-nos a amigos e interagir nas nossas plataformas.
5. É seguro fazer um donativo?
Sim! O Stripe encripta todas as informações financeiras, armazena as informações de desencriptação separadamente e exige que todas as transações online ocorram através da rede HTTPS, mais segura. A BRAVA não armazena informações financeiras e cumpre todas as normas do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).
6. Posso cancelar a minha subscrição?
Claro, podes cancelar a qualquer momento. Para tal, basta acederes ao teu sistema de homebanking ou entrares em contacto com a entidade bancária que autorizou a subscrição/pagamento. Se precisares de ajuda, envia-nos um e-mail para brava@rederesistenciarural.org.




